sexta-feira, 2 de março de 2007

(CIÊNCIA)Testes na Universidade de Stanford apresentam bons resultados no tratamento da Síndrome de Down


Cientistas norte-americanos revelaram, em artigo publicado na revista "Nature Neurosciense", resultados animadores no combate a Síndrome de Down, a deficiência genética mais comum do mundo (estima-se que uma em cada seiscentas pessoas que nascem são portadoras do mal). Os pesquisadores conduziram testes com a droga pentylenetetrazole (PTZ), criada nos anos 50 para estimular atividade cerebral em idosos, em ratos com a mesma deficiência dos portadores da Síndrome.


Nos testes a droga era usada para neutralizar a produção da substância GABA, encontrada em auto teor no cérebro das pessoas que sofrem de Síndrome de Down, e que causa dificuldade de aprendizado por desacelerar a atividade nervosa, um dos principais sintomas do mal. Aplicada a ratos durante 17 dias o remédio melhorou a capacidade dos animais de reconhecer objetos e igualou sua resposta a novos ambientes à reação de ratos normais nas mesmas condições.


Os cientistas, muito animados com os resultados, agora planejam testes com humanos. O objetivo é averiguar se os resultados corresponderão aos de testes com animais e pesquisar possíveis efeitos colaterais, como o já conhecido problema da droga de causar ataques epiléticos se usada em grande quantidade.

Nenhum comentário: